Durante um encontro na manhã desta segunda-feira (5), o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) foi convidado, e aceitou, para palestrar sobre o tema “Retomada da Produção do Norte Capixaba” durante o 2º Seminário de Óleo e Gás, a ser realizado pela Rede Petros no próximo dia 20 de março, no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), da Ufes, em São Mateus.
No encontro, que reuniu o presidente do Comitê Executivo da Rede Petros, Rafaele Caê, o CEO da Petrocity Group, José Roberto Barbosa da Silva, e o empresário Ronaldo Badin, da Badin Energias, o deputado pôde atualizar informações sobre investimentos em infraestrutura de energia e logística do Norte e Noroeste do Estado e também conversar sobre ações de incentivo à utilização de gás natural para geração de energia.
De acordo com os empresários, Mazinho foi o escolhido por seu destaque na defesa do desenvolvimento regional como presidente da Frente de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste e Extremo Norte e como autor da ideia de criação do Polo de Agricultura Irrigada Norte Capixaba, que contempla 32 municípios.
O polo foi reconhecido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional no último dia 29 de dezembro, medida que possibilitará incentivos à iniciativa privada e investimentos públicos para implementar a produção agrícola irrigada, aumentando a produção do agronegócio, que na região é baseado no café, fruticultura, pimenta-do-reino e, agora, introduz a produção de grãos – trigo e soja.
REDE PETRO
A Rede Petro Espírito Santo, que realiza o seminário de março no Ceunes, de São Mateus, identifica-se como uma associação capixaba formada por empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor de óleo, gás e energia. Entende o potencial competitivo e importância da atuação no setor de óleo, gás e energia.
De acordo com seu presidente, vislumbra-se o crescimento conjunto e desenvolvimento de toda a cadeia produtiva desse mercado e das empresas associadas, “por meio de uma atuação articulada, oferecendo mais visibilidade às empresas capixabas e estabelecendo um intercâmbio entre os players em toda a cadeia produtiva”.
A Rede Petro Espírito Santo foi criada há cerca de 15 anos, resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Petrobras, com o objetivo de desenvolver ações em prol do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva desse mercado e das empresas participantes. Tem como missão fomentar negócios na cadeia de petróleo, gás e energia e a visão de ser referência em negócios nessa área no Brasil.
“Fazemos parte de um conjunto de associações com origem nessa área e que conta com a participação de outras instituições localizadas em várias cidades do Brasil, atuando de forma independente, mas com os mesmos objetivos em comum: identificar demandas, estreitar relacionamentos e articular a geração de negócios”, disse Rafaele Caê.
O Seminário de Negócios de Óleo e Gás é um evento realizado na região produtora onshore do do Espírito Santo e tem como protagonistas operadores independentes que atual na região na exploração e produção, principalmente após a Petrobras deixar esse campo.