A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), conhecida como ‘Correios‘, divulgou, nesta segunda-feira (20), um processo seletivo nacional para o preenchimento de 4.382 vagas e formação de cadastro de reserva para jovens aprendizes. A seleção é para a ocupação de vagas nos cursos de assistente administrativo ou logística.
Conforme o edital, as oportunidades são para os turnos matutino e vespertino em diversas cidades do País. No Espírito Santo, há oportunidades em 23 cidades. São eles: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Marataízes, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
As inscrições começam na próxima segunda-feira (27) e podem ser realizadas até 21 de abril pelo site dos Correios. O edital completo e a lista com as vagas destinadas a cada município também estão disponíveis no site.
QUEM PODE CONCORRER?
Podem se inscrever no processo seletivo estudantes com idades entre 14 e 21 anos completos, que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental, que estejam matriculados e frequentando a escola — caso não tenham concluído ainda o Ensino Médio — e que não tenham sido contratados anteriormente como jovens aprendizes e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios.
As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pelo site dos Correios, a partir da próxima segunda-feira (27). O prazo se encerra no dia 21 de abril. Não será cobrada taxa de participação.
SELEÇÃO
A primeira fase do processo seletivo deve considerar a somatória de pontos referentes aos seguintes quesitos:
- Renda familiar mensal;
- Idade (art. 53 do Decreto N.º 9.579/2018);
- Instituição de ensino (art. 66 §5º inciso VII do Decreto N.º 9.579/2018);
- Participação em programas sociais previstos no edital (art. 66 §5º incisos I a V do Decreto N.º 9.579/2018).
Na segunda fase, os candidatos serão convocados para comprovar requisitos de classificação, fazer exame pré-admissional e, por fim, chegar à contratação. Todas as etapas terão caráter eliminatório.
CARGA HORÁRIA
A jornada de aprendizagem do programa é de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias.