23.2 C
Barra de São Francisco
90

Comunidade e autoridades se unem em busca de solução para os moradores em situação de rua

Date:

Compartilhe:

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, prometeu que vai dar uma solução para o problema dos moradores em situação de rua que estão aterrorizando os moradores da Rua Mineira, região do bairro Irmãos Fernandes. Dos Anjos convocou uma reunião com a comunidade, com a presença das forças de segurança – polícias civil e militar.

Veja a íntegra da reunião no link: https://www.youtube.com/live/HKEtmXUHKTs?si=xkfoqSfN-nwec_Bx

A primeira parte da reunião teve falas de diversos moradores, além do presidente da Associação dos Feirantes, Daniel Andrade e do ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Irmãos Fernandes, Sulimar Valério, o Mazinho.

Todos eles foram unânimes em relatar as condições precárias em que a comunidade da Rua Mineira está vivendo, com os mendigos defecando nas varandas das residências, ameaçando as pessoas para conseguir dinheiro e comprar cachaça e até roubando as pessoas.

Uma das principais reclamações dos moradores foi quanto aos mercadinhos da região, que vendem bebida alcoólica aos moradores em situação de rua.

Ações propostas

O prefeito Enivaldo dos Anjos colocou em votação algumas medidas para mitigar o problema causado pelos moradores em situação de rua, como a poda das árvores e a proibição de exposição de produtos nas calçadas pelos quilões da Rua Mineira. Ficou definido que esses quilões não poderão mais expor produtos nas calçadas, a partir da próxima segunda-feira, 25.

O comandante do 4º Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CPOR) Noroeste, coronel Rômulo Dias, destacou a importância de discutir estes assuntos dentro do ambiente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Ele destacou que o problema do morador em situação de rua não é privilégio de Barra de São Francisco e citou o problema em Colatina, onde houve pelo menos três óbitos relacionados aos moradores de rua. Ele observou que o pessoal da assistência social, por exemplo, tem medo de andar com a polícia, porque depois podem ser perseguidas pela polícia.

Dias observou ainda que é preciso fazer uma triagem e cadastro dos moradores, identificar os que têm moradia fixa, os que são de fora da cidade e disse que tem muitas prefeituras que mandam seus moradores em situação de rua para municípios vizinhos.

O comandante do CPOR garantiu ainda que já alinhou com o comandante do 11º BPM, para fazer abordagens diárias em três turnos, com o cadastro social dos indivíduos que estão no local, sempre buscando retirar de circulação pessoas com objetos como facas, canivetes e outros objetos que possam ser usados para ferir pessoas.

O policiamento também será feito exclusivo para a feira, nas quartas e sábados, das 7h às 14h, para dar mais segurança à população.

O tenente-coronel Fabrício Segato, comandante do 11º BPM, falou sobre sua experiência como comandante do policiamento em Aracruz, onde houve uma integração da comunidade, um grupo para debater, mediante encontros regulares e, de 15 em dias, realizarem reuniões de avaliação do avanço das medidas tomadas para proteger a sociedade.

O delegado Landulpho Lintz, superintendente de Polícia Civil Regional Noroeste (SPRNO), parabenizou a comunidade francisquense pela forte participação no evento, demonstrando que a sociedade está envolvida e participativa.

Lintz explicou sobre algumas questões que a Polícia Civil não tem como intervir, que são os crimes de menor potencial ofensivo, inclusive a posse de armas brancas, pois a lei é clara e eles não têm como descumpri-la.

O delegado Lintz elogiou muito o trabalho desenvolvido pelo prefeito de Barra de São Francisco na área social e destacou que a política social não traz votos, mas o prefeito não está preocupado com votos, mas em ajudar a comunidade.

Já o delegado regional Leonardo Forattini, relatou que está há quatro anos no comando da 14ª DRPC, mas vive em Barra de São Francisco há mais de 10 anos e conhece bem a cidade.

“O que me deixa mais confortável para essa reunião de hoje é saber que a gente está tratando de problemas com moradores em situação de rua. A gente tem a satisfação, a consciência de nosso trabalho conjunto com a polícia militar, a gente ter retirado os principais, traficantes, homicidas e estupradores, a maioria delas, estão fora de circulação”.

Forattini disse ainda que, em referência ao incidente, a tentativa de homicídio, no último sábado, na rua da feira, ele garantiu que vai resolver a situação o mais rápido possível. O delegado ressaltou ainda que a resolutividade da polícia civil em Barra de São Francisco é de 60%, uma das maiores do país, que tem média de resolutividade de 8%.

Fonte: Secom/PMBSF13

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Pedro, do Flamengo, sofre grave lesão no joelho na seleção e está fora da temporada

Pedro está fora da temporada 2024. Na noite dessa quarta-feira (4), o atacante deixou o treinamento da seleção brasileira por lesão no joelho esquerdo...

Escolas municipais de Vila Luciene e Vila Paulista promovem desfile cívico escolar em Barra de São Francisco

Em alusão à comemoração do Dia da Independência do Brasil, escolas municipais de dois bairros de Barra de São Francisco promoveram desfiles cívicos escolares...

Sine de Barra de São Francisco está com 39 vagas de empregos formais; veja a lista

A agência do Sine de Barra de São Francisco está com 39 vagas de empregos formais disponíveis em vários setores. Há oportunidades para auxiliar...

Moqueca gigante de 600kg é atração de festival em Anchieta

O mais famoso prato da culinária do Espírito Santo vai ganhar novamente sua maior versão feita em panela de barro durante o 8º Festival da...

Homem que matou mãe e filho na Serra apanha de detentos em presídio no ES

O homem suspeito de matar mãe e filho com golpes de marreta na Serra, em julho deste ano, foi agredido por detentos do Centro de Detenção...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação