27.6 C
Barra de São Francisco
90

Capixaba é campeã brasileira e mira o recorde no arremesso de peso

Date:

Compartilhe:

Com apenas 16 anos, Edimara Alves de Jesus já tem seu nome na história do atletismo capixaba. Ela, que já está entre as melhores do País no ranking absoluto, competindo contra marcas de atletas adultas, voltou pra casa nesta segunda-feira (16) com o título do Brasileiro Sub-18 de Atletismo, encerrado no domingo na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife (PE).

Edimara foi medalhista de ouro no arremesso de peso, com a marca de 16m02, o seu recorde pessoal. Vitoria Barreto (MS) ficou com a prata, com 14m40, e Rafaela Torquato (PR) levou o bronze, com 13m71.

“Eu tô imensamente grata com este resultado, que é trabalho de um longo tempo de treinamento. Sei que eu lutei muito por isso, então, é uma sensação imensa de orgulho. E obrigada a todo mundo que me ajudou a chegar até aqui e que sempre está ao meu lado”, comemora Edimara.

Além de conquistar o título de campeã brasileira sub-18 no arremesso de peso, Edimara também foi ao pódio no lançamento de disco, numa prova na qual ela não treina e não compete com frequência.

A capixaba do clube Benônio Gouvêa, de Itaúnas, foi vice-campeã no lançamento de disco com a marca de 41m17, atrás somente de Emily da Silva, que fez 43m57.

RECORDE BRASILEIRO NA MIRA

Agora campeã brasileira sub-18 no arremesso de peso, Edimara já sabe qual é a próxima meta. Ela quer bater o recorde brasileiro da categoria, que é de 16m82 e pertence a Izabela Rodrigues da Silva, atleta olímpica. A marca já dura 12 anos e foi estabelecida em outubro de 2012.

Edimara (centro) no pódio do arremesso de peso no Campeonato Brasileiro Sub18 em Recife
Edimara (centro) no pódio do arremesso de peso no Campeonato Brasileiro Sub-18, no Recife. (Foto: Acervo Pessoal)

“Vamos pra cima! Tem mais competição este ano e o que eu mais almejo é bater o recorde brasileiro. Ainda tenho duas oportunidades pra bater esse recorde. Então, vamos treinar muito e vamos fazer de tudo pra quebrar esse recorde”, avisou Edimara.

A temporada de 2024 ainda não terminou para a capixaba, mas já é marcante. Além das duas medalhas conquistadas no Brasileiro Sub-18 no fim de semana, Edimara foi prata no Sul-Americano Sub-20, ouro por equipes no Sul-Americano Sub-20, bronze no Brasileiro Sub-23 e ouro nos Jogos Escolares (Jebs).

Por Flávio Dias em Folha Vitória

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Eduardo Paes livra Flamengo de prejuízo milionário com estádio no Gasômetro

Em busca da construção do novo estádio no Gasômetro, o Flamengo se livrou de um custo milionário pela remoção de estrutura de gás no local. No...

Flamengo busca espantar ‘fantasma’ do Peñarol e conquistar marca inédita na Libertadores

Nas quartas de final da Libertadores, o Flamengo encontra um de seus piores pesadelos na competição: o Peñarol. O clube uruguaio é um algoz do Rubro-Negro...

São Paulo pode ter mudança no ataque para enfrentar o Botafogo; veja provável escalação

O São Paulo vai em busca de um resultado positivo contra o Botafogo com uma possível mudança no setor ofensivo. O jovem William Gomes pode ganhar uma vaga...

Decisivo na vitória sobre o Fortaleza, Coronado ainda busca ser protagonista no Corinthians

Um dos grandes destaques da vitória do Corinthians sobre o Fortaleza por 2 a 0, nesta terça-feira (17), no jogo de ida das quartas de final...

Roberto Carlos traz turnê internacional “Eu Ofereço Flores” para o ES

Vitória está prestes a ser palco de mais um evento histórico: Roberto Carlos retorna à cidade para um show exclusivo na Praça do Papa....

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação