A Câmara dos Deputados, em Brasília, autorizou a abertura de um concurso público totalizando 140 vagas para a função de analista legislativo. A escolaridade exigida é para nível superior e o salário pode chegar a R$ 26 mil.
As oportunidades estão distribuídas para as seguintes especialidades:
Assistente Social (2);
Consultor Legislativo (34);
Contador (3);
Enfermeiro (2);
Farmacêutico (1);
Analista de Informática (30);
Médico (15);
Técnica Legislativa (33); e
Técnico em Material e Patrimônio (20).
Há também 15 vagas para médicos, duas para assistente social, duas para consultoria de orçamento e fiscalização, três para contador, duas para enfermeiro e uma vaga para farmacêutico.
No texto da autorização, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), justificou que o concurso foi autorizado por conta “da necessidade de recomposição da força de trabalho da Câmara”, levando em conta os cargos que já estão vagos no Legislativo federal e também com a expectativa de aposentadorias de servidores até o ano de 2026.
Além das vagas imediatas, também está previsto cadastro de reserva. A remuneração de cada cargo ainda não foi informada, mas com base na remuneração paga aos atuais servidores, a previsão é de que, somada remuneração e benefícios, o aprovado receba, inicialmente, cerca de R$ 26.196,30
De acordo com etapas da legislação vigente, como a autorização foi publicada em maio, o edital deverá estar disponível até novembro de 2023. A banca ainda não foi definida.