24 C
Barra de São Francisco
90

Bispo que foi padre em Barra de São Francisco afirma ter recebido ameaças de morte em sua Diocese no Ceará

Date:

Compartilhe:

O bispo dom Ailton Menegussi, da Diocese de Crateús, que sofreu ameaças de morte junto a quatro padres na cidade de Tauá, no interior do Ceará, disse em carta que as ameaças foram feitas por familiares de um jovem que morreu meses após deixar seminário.

‘Temos sido injustamente responsabilizados, por familiares, pela morte trágica (suicídio) de um jovem que esteve conosco por tão somente quatro meses em nossa Casa Vocacional em Crateús. O fato ocorreu em sua casa, seis meses depois de ter deixado a Comunidade Vocacional’.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirma que a Polícia Civil investiga a denúncia de ameaça contra os líderes religiosos. De acordo com dom Ailton Menegussi, as ameaças começaram há dez meses. Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado.

Segundo o Padre Géu, pároco da comunidade que trouxe a primeira denúncia à tona durante missa em 15 de outubro, o bispo, e os outros quatro sacerdotes da região, não frequentaram a comunidade durante o ano por conta das supostas ameaças.

“Todos vocês já perceberam que esse ano, Dom Ailton não veio à Tauá, em nenhuma ocasião e queria também estar conosco nessa hora da festa. Não é novidade para a cidade e para o município, porque esta conversa é encontrada em toda esquina. Dom Ailton não vem à Tauá este ano, porque está ameaçado de morte aqui”, afirmou o padre durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Ainda na carta, dom Ailton Menegussi disse que ele e os colegas ofereceram recursos para que o jovem pudesse se recuperar, como ‘remédios, psicoterapia e despesa com deslocamento’.

‘Constatando que o mesmo não estava se sentindo bem no processo e que este caminho lhe era, no momento, mais exigente do que ele poderia responder, decidiu-se pelo desligameto do jovem da Comunidade Vocacional’, escreveu o bispo.

Prefeitura repudia o crime

Por meio de nota divulgada em seu perfil oficial do Instagram, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, repudiou as ameças aos religiosos.

“Como prefeita de Tauá e cristã da Igreja Católica registro a minha indignação pelas injustas ameaças feitas contra a vida do Bispo D. Ailton, da Diocese Crateús, e aos Padres Talles, Elton, Neto e Damásio, e, ao mesmo tempo, presto a mais absoluta solidariedade aos mesmos. Esperamos que a Justiça seja feita para ser combatido esses atos de extrema insensatez”, afirmou a gestora municipal.

Quem é Dom Ailton Menegussi

Dom Ailton nasceu no dia 05 de novembro de 1962, na comunidade do Córrego das Flores, em Nova Venécia. Filho de agricultores: Pedro Menegussi Sobrinho e Aurora Passini Menegussi, ambos falecidos. Décimo filho de um total de onze irmãos (João Batista, Ana Maria, Antônio Acácio, José Moacir, Luiz Roberto, Águida Lúcia, Geraldo, Adalto, Agostinho e Maria Aparecida.

Antes de sua nomeação como bispo de Crateús/CE, exercia a função de pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco e vigário forâneo da Forania Mineira.

No dia 06 de novembro de 2013 o Santo Padre, o Papa Francisco o nomeou 3º bispo da Diocese de Crateús (CE), e consequentemente, o 1º filho bispo que a Diocese de São Mateus oferta para o serviço à missão da Santa Mãe Igreja.

Sua ordenação Episcopal aconteceu no dia 21 dezembro do mesmo ano, na Catedral de São Mateus. Dom Zanoni Demettino Castro (bispo de São Mateus) foi o bispo ordenante, juntamente com Dom Aldo Gerna (bispo emérito de São Mateus) e Dom Luiz Mancilha Vilela (Arcebispo de Vitória)

Em 04 de janeiro de 2014 teve início seu ministério pastoral como bispo de Crateús, data em que assumiu a condução da Diocese.

Da redação com G1 Ceará

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Among US Ganha Popularidade e Continua a Ser Sucesso Global

Among US Ganha Popularidade e Continua a Ser Sucesso Global O fenômeno "Among Us" tem conquistado o mundo dos games desde seu lançamento em...

Grave Acidente na BR 101 no Norte do Espírito Santo Deixa uma Pessoa Morta e Quatro Feridas

Grave Acidente na BR 101 no Norte do Espírito Santo Deixa uma Pessoa Morta e Quatro Feridas Na tarde desta terça-feira (21), um trágico...

Atleta de Jiu-Jítsu do Espírito Santo Conquista Título nos EUA e Mira o Mundial

Atleta de Jiu-Jítsu do Espírito Santo Conquista Título nos EUA e Mira o Mundial O jovem faixa marrom de 25 anos, José Matheus Marchi...

Adolescente de 16 Anos é Assassinado a Tiros em Colatina: Comunidade em Choque

Adolescente de 16 Anos é Assassinado a Tiros em Colatina: Comunidade em Choque No último sábado, dia 18, um trágico acontecimento abalou a tranquilidade...

O que está por trás do sumiço dos radares nas estradas de Nova Venécia e de todo o ES?

O que está por trás do sumiço dos radares nas estradas de Nova Venécia e de todo o ES? O desaparecimento dos radares nas...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação