O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), reeleito em Barra de São Francisco, lançou oficialmente nessa quarta-feira (13), na Câmara Municipal a sua biografia autorizada “O Obstinado”, escrita pelo jornalista José Caldas da Costa.
Estiveram presentes o prefeito eleito de Ecoporanga, José Luiz Mendes, O Zé Luiz, prefeito eleito de Alto Rio Novo, Alexandro de Melo, prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincoln, prefeito de Ibatiba e também presidente da Amunes, Luciano Pingo, Capitão Prates, representando o 11º BPM. O deputado estadual Mazinho dos Anjos e seu pai Edmar dos Anjos, irmão de Enivaldo dos Anjos, estiveram presentes, além do vereador José Nildo, da cidade de Montanha, do vereador de Ecoporanga Nélio Quedevez, do ex-prefeito Brizola de Águia Branca, vereadores de Barra de São Francisco, entre outros segmentos.
O plenário da Câmara Municipal ficou lotado, mesmo com a forte chuva que começou a cair por volta das 15 horas, e seguiu a noite toda. O prefeito Enivaldo dos Anjos foi o último a deixar o local, uma vez que ele autografou vários livros para os amigos e admiradores políticos e deixou uma dedicatória individual.
“Meu objetivo é, com minha história, inspirar os mais jovens a abraçarem a causa política com propósito”, explica Enivaldo dos Anjos sobre a decisão de encomendar uma biografia em vida. O livro, define o seu autor, é um passeio pela história política do Espírito Santo para explicar a atuação do seu personagem central. “De algum modo, é também a história de nossa amizade, que tem mais de quatro décadas. Conto o que vi e o que ouvi, mas também aquilo que outros falam de Enivaldo, bem como sua própria versão de alguns fatos”, diz Caldas.
A obra traz também aspectos da história da família Euzébio dos Anjos e tem como fio condutor a razão pela qual Enivaldo não seguiu os passos de seus irmãos, que deixaram a cidade para romper a vida. Já no prefácio o cientista político e social João Gualberto Vasconcellos menciona o caráter instigante da personalidade de Enivaldo, que ocupou espaços importantes na política estadual, mesmo sem nenhuma tradição política familiar, e valoriza o fato de o personagem propor-se a ser biografado em vida, o que é incomum. É um relato vivo desde os tempos do Contestado, da força da mãe em sua educação, da dor da perda da mãe e de um dos irmãos, passando por uma grave doença que quase tirou a vida de Enivaldo.
Tem aspecto de romance quando mostra a paixão avassaladora pela namorada da juventude que o levou a interromper o tratamento de saúde, mesmo com risco à vida. E mostra sua trajetória política desde a primeira tentativa de se eleger deputado estadual em 1982 e a carreira vitoriosa a partir de 1986, até seu retorno ao comando do município depois de 30 anos ausente. Confira abaixo algumas fotos do evento:
Com fotos de Hélder Souza e Gilberto Gil.