18.8 C
Barra de São Francisco
90

Apae e Semus de Barra de São Francisco recebem Serdia, novo instrumento de apoio às pessoas autistas

Date:

Compartilhe:

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra de São Francisco (Apae/BSF) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir desta terça-feira (23), terão um novo Serviço Especializado em Reabilitação para Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA) – o Serdia, instituído pela Portaria nº 159-R do Governo do Estado, como política estadual de co-financiamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com os municípios capixabas.

A secretária da Semus, Thayna Prudente, participou junto ao presidente da Apae-BSF, Elias Maurício, da diretora da Apae-BSF Andréa Anacleto e da coordenadora Ana Paula Fanti, da cerimônia de implementação dos serviços na instituição. “É um projeto muito importante que a Semus abraçou de forma global uma vez que esses pacientes dão entrada na Unidade de Saúde, a nossa equipe acompanha, encaminha por meio da Regulação Municipal e eles são atendidos aqui na Apae”, afirmou a secretária.

Os Serdia são serviços de reabilitação, em modalidade única, constituindo-se em uma estratégia para ampliar a assistência do SUS, territorializar o atendimento à pessoa com deficiência intelectual e TEA,

reduzir obstáculos, promover o acesso, humanizar a Atenção à Saúde e otimizar os recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção e Vigilância (RAVS).

De acordo com a coordenadora Ana Paula Fanti, os serviços funcionam da seguinte forma: “A pessoa tendo ou não diagnóstico, ela é inserida para a avaliação na Apae. A partir do momento que ela é inserida, ela é regulada aqui. A família é chamada, convidada para fazer a avaliação. É feita a avaliação com psicólogo, com a fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, com o psicopedagogo, com o neurologista, com a assistente social e com o fisioterapeuta. O objetivo do serviço é a reabilitação. A partir do momento que é feita a avaliação, é definida em que terapia essa pessoa vai acessar”, explicou Fanti.

Segundo o presidente da Apae-BSF, Elias Maurício, com o Serdia a instituição terá capacidade para atender até 100 pessoas beneficiadas com os serviços de atendimento especializados. “Essa é mais uma conquista que resulta da luta contínua da Federação das Apaes-ES, em conjunto com os governos do Municipal e Estadual, em prol da pessoa com deficiência”, destacou o presidente.

Representantes das Apaes de outros municípios da região Noroeste estiveram presente na cerimônia e compartilharam seus conhecimentos de programa semelhante já implementado, como os presidentes das Apaes de Colatina, Eval Galazi, e Nova Venécia, Carlos Augusto Fernandes, com o Serviço Especializado de Reabilitação (SER).

“Semelhante ao Serdia, o SER também é um serviço de apoio especializado a pessoa com TEA com avaliação de psicólogo, fonoaudióloga, terapêuta ocupacional, o psicopedagogo e etc, em que atendemos cada município da região, inclusive, Barra de São Francisco. E o Serdia vai justamente dar o suporte naquilo que já é atendido em Nova Venécia, ou seja, em vez de ir para fora do município, o cidadão poderá ser atendido aqui em Barra de São Francisco. Portanto, o Serdia justamente vai dar um conforto melhor para essas pessoas que precisam desses atendimentos” concluiu Carlos Augusto Fernandes.

Com a implementação do Serdia, a Apae de Barra de São Francisco e a Semus dão um passo significativo no apoio às pessoas com deficiência intelectual e transtornos do espectro autista, reforçando o compromisso com a saúde e a inclusão social.

APAE e SEMUS recebem SERDIA 2 APAE e SEMUS recebem SERDIA 3 APAE e SEMUS recebem SERDIA 4 APAE e SEMUS recebem SERDIA 5 APAE e SEMUS recebem SERDIA 6 APAE e SEMUS recebem SERDIA 7 APAE e SEMUS recebem SERDIA 8 APAE e SEMUS recebem SERDIA 9 APAE e SEMUS recebem SERDIA 10 APAE e SEMUS recebem SERDIA 11

Com informações e fotos de SECOM/PMBSF.

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Mutirão de oftalmologia atende centenas de pacientes em Barra de São Francisco

Um mutirão de oftalmologia está sendo realizado pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação