A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra de São Francisco (Apae/BSF) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir desta terça-feira (23), terão um novo Serviço Especializado em Reabilitação para Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA) – o Serdia, instituído pela Portaria nº 159-R do Governo do Estado, como política estadual de co-financiamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com os municípios capixabas.
A secretária da Semus, Thayna Prudente, participou junto ao presidente da Apae-BSF, Elias Maurício, da diretora da Apae-BSF Andréa Anacleto e da coordenadora Ana Paula Fanti, da cerimônia de implementação dos serviços na instituição. “É um projeto muito importante que a Semus abraçou de forma global uma vez que esses pacientes dão entrada na Unidade de Saúde, a nossa equipe acompanha, encaminha por meio da Regulação Municipal e eles são atendidos aqui na Apae”, afirmou a secretária.
Os Serdia são serviços de reabilitação, em modalidade única, constituindo-se em uma estratégia para ampliar a assistência do SUS, territorializar o atendimento à pessoa com deficiência intelectual e TEA,
reduzir obstáculos, promover o acesso, humanizar a Atenção à Saúde e otimizar os recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção e Vigilância (RAVS).
De acordo com a coordenadora Ana Paula Fanti, os serviços funcionam da seguinte forma: “A pessoa tendo ou não diagnóstico, ela é inserida para a avaliação na Apae. A partir do momento que ela é inserida, ela é regulada aqui. A família é chamada, convidada para fazer a avaliação. É feita a avaliação com psicólogo, com a fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, com o psicopedagogo, com o neurologista, com a assistente social e com o fisioterapeuta. O objetivo do serviço é a reabilitação. A partir do momento que é feita a avaliação, é definida em que terapia essa pessoa vai acessar”, explicou Fanti.
Segundo o presidente da Apae-BSF, Elias Maurício, com o Serdia a instituição terá capacidade para atender até 100 pessoas beneficiadas com os serviços de atendimento especializados. “Essa é mais uma conquista que resulta da luta contínua da Federação das Apaes-ES, em conjunto com os governos do Municipal e Estadual, em prol da pessoa com deficiência”, destacou o presidente.
Representantes das Apaes de outros municípios da região Noroeste estiveram presente na cerimônia e compartilharam seus conhecimentos de programa semelhante já implementado, como os presidentes das Apaes de Colatina, Eval Galazi, e Nova Venécia, Carlos Augusto Fernandes, com o Serviço Especializado de Reabilitação (SER).
“Semelhante ao Serdia, o SER também é um serviço de apoio especializado a pessoa com TEA com avaliação de psicólogo, fonoaudióloga, terapêuta ocupacional, o psicopedagogo e etc, em que atendemos cada município da região, inclusive, Barra de São Francisco. E o Serdia vai justamente dar o suporte naquilo que já é atendido em Nova Venécia, ou seja, em vez de ir para fora do município, o cidadão poderá ser atendido aqui em Barra de São Francisco. Portanto, o Serdia justamente vai dar um conforto melhor para essas pessoas que precisam desses atendimentos” concluiu Carlos Augusto Fernandes.
Com a implementação do Serdia, a Apae de Barra de São Francisco e a Semus dão um passo significativo no apoio às pessoas com deficiência intelectual e transtornos do espectro autista, reforçando o compromisso com a saúde e a inclusão social.
Com informações e fotos de SECOM/PMBSF.