26.9 C
Barra de São Francisco
90

Programa Pet Vida ultrapassa cem animais cadastrados em Barra de São Francisco

Date:

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Barra de São Francisco, anunciou nesta quarta-feira (28), que ultrapassou a marca de mais de cem animais cadastrados pelo programa estadual de bem estar animal Pet Vida, neste mês de agosto, além de 10 procedimentos de urgência e emergência, incentivando a adoção responsável desses animais, que hoje tem um lar.

O Programa Pet Vida é uma inciativa da Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com parceria do Governo do Estado, que visa realizar castrações, vacinas antivirais, dentre alguns procedimentos veterinários de forma gratuita, demonstrando o compromisso do município com a causa animal e a responsabilidade social.

Um dos objetivos é a redução significativa da superpopulação de cães e gatos no município, melhorando a saúde e o bem estar desses pets e reduzindo a exposição da comunidade a possíveis doenças de zoonoses contraída de animais não cuidados ou abandonados em vias públicas.

Em Barra de São Francisco o programa foi criado no dia 12 de março deste ano e os primeiros atendimentos aos proprietários de animais na sede da secretaria e na clínica conveniada, começaram no dia 7 de maio. Dessa data em diante vários proprietários de cães e gatos procuraram a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a solicitação dos procedimentos veterinários nos pets, ultrapassando a marca dos cem cadastros.

O Município francisquense foi um dos primeiros do Estado a aderir e implementar o programa, se tornando referência no estado capixaba dentro do Pet Vida.

Foto: Waschgtongrei Rodes/SECOM-PMBSF

O PET VIDA tem feito uma diferença significativa na vida de muitas famílias, com o objetivo de não apenas controlar a população de animais, mas também garantir saúde e qualidade de vida.

Segundo a Coordenadora Técnica do Programa Pet Vida e Médica Veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luana Rodrigues Muniz, o compromisso a longo prazo é expandir o alcance do programa, reduzindo o número de animais em vias públicas e aumentando as taxas de adoção no município. Ela agradeceu o empenho dos colaboradores que permitiu a agilidade nos procedimentos, desde o cadastro dos pets aos procedimentos cirúrgicos.

Coordenadora Técnica do Programa Pet Vida e Médica Veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Barra de São Francisco, Luana Rodrigues Muniz. (Foto: Waschgtongrei Rodes/SECOM-PMBSF)

” Desde o seu lançamento, a equipe abraçou essa causa com total dedicação, trabalhando incansavelmente para promover saúde e cuidado aos nossos queridos animais, auxiliando aqueles que cuidam de seus pets com tanto amor e carinho. Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento à clínica conveniada, que tem realizado os procedimentos cirúrgicos com excelência, ética e atenção. Somos profundamente gratos por essa valiosa parceria. O Pet Vida tem feito uma diferença significativa na vida de muitas famílias, com o objetivo de não apenas controlar a população de animais, mas também garantir saúde e qualidade de vida”, destacou Muniz.

COMO CADASTRAR SEU PET NO PROGRAMA

O programa pretende atender proprietários de cães e gatos que não possuem condições de custear a castração de seus animais e pessoas que queiram adotar cães e gatos abandonados na rua. Para participar, o proprietário desses animais precisa obedecer aos seguintes requisitos:

– Possuir cadastro atualizado no CADÚNICO, que é o registro de famílias de baixa renda, que pode ser solicitado na Sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vereador Amarino Rodrigues Alves, localizado no Bairro Nova, após a Delegacia Regional de Polícia Civil;

– Preencher formulário de cadastro de animais dependentes fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente;

– Apresentar documentos pessoais do proprietário do animal de estimação;

– Os critérios para a elegibilidade serão baseados em renda familiar e no número de animais de estimação que possuem.

O cadastro para participar do programa deve ser realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua João Batista Celestino, nº 226, no Bairro Irmãos Fernandes. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Com informações de SECOM/PMBSF

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Jovem de 23 anos morre em acidente entre moto e carro em Ecoporanga, ES

Jovem de 23 anos morre em acidente entre moto e carro em Ecoporanga, ES:Fábio Henrique Santana dos Santos, de 23 anos, perdeu a vida...

Cooabriel registra lucro recorde de R$ 71,9 milhões

Cooabriel registra lucro recorde de R$ 71,9 milhões em 2024, com incremento de 200% em relação a 2023 A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon...

Diferença no Preço da Gasolina entre Barra de São Francisco e Água Doce do Norte Surpreende

O preço dos combustíveis afeta diretamente o dia a dia do consumidor. No entanto, percorrendo somente alguns quilômetros, é possível encontrar variações significativas, chegando...

Filha encontra mãe sem vida em quarto no distrito de Rio Preto, em Água Doce do Norte

Uma mulher identificada como Tatiane Alves Ferreira, de 43 anos, foi encontrada morta em seu quarto pela filha adolescente, na madrugada desta quarta-feira (19),...

Barrigueira na Amunes e Enivaldo na coordenação política do PSB

O grupo do governador Renato Casagrande entrou em acordo na questão da disputa pelo comando da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), cuja...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação