A Olimpíada Brasileira de Matemática – Obmep de 2023 realizou na última terça-feira (10), a premiação dos alunos que conquistaram medalhas nas provas aplicadas no ano passado e um aluno da rede municipal de ensino de Barra de São Francisco conquistou medalha honrosa na competição educacional. Trata-se do estudante Renan Carlos Barreto Teixeira da Escola Família Agrícola (EFA) Normília Cunha dos Santos, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental.
A olimpíada de matemática em 2023 teve 18 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil e no Estado do Espírito Santo, aproximadamente 300 mil alunos foram inscritos, 26 mil classificados e 866 estudantes conseguiram medalhas. Dos premiados com medalhas em Barra de São Francisco, 16 alunos que cursam o Ensino Médio na rede estadual foram contemplados e 1 aluno da rede municipal conquistou medalha de bronze na avaliação.
A diretora da EFA Normília Cunha dos Santos e professores do estudante Renan Carlos parabenizou o aluno pela conquista da medalha. “A EFA Normília é uma escola que preza pela qualidade do ensino público, cumprindo assim seu papel na sociedade. Ficamos muito felizes com a conquista do nosso aluno Renan e apoiamos a dedicação dos nossos estudantes nas avaliações em que eles participam”, comemorou a diretora Lucineia.
Sobre a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)
Os melhores desempenhos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou certificados de menção honrosa. Professores das escolas também receberão prêmios.
Puderam participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.
A Obmep é dividida em três níveis: 6º ou 7º ano do ensino fundamental (nível 1), 8º ou 9º ano do ensino fundamental (nível 2) e Ensino Médio (nível 3).
A Obmep 2023 contou com duas fases. A primeira ocorreu no dia 30 de maio e teve 20 questões objetivas. O resultado saiu no dia 31 de agosto.
A segunda fase da olimpíada foi realizada no dia 7 de outubro. Desta vez, os inscritos tiveram que fazer uma prova discursiva com seis questões na segunda etapa.
Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.
Com informações de SECOM/PMBSF