O pintor e professor de Dança, Alex Lourenço Soares, conta que nasceu para dançar. Mas, um lado do dançarino que pouco gente ainda conhece, é o do voluntariado e dedicação às pessoas que têm deficiências e frequentam a Apae de Barra de São Francisco.
Decidido a fazer a diferença, Alex, que trabalhou na Apae e também trabalhava na Secretaria Municipal de Cultura (Secultur), vinha fazendo uma ação com dezenas de alunas de dança na quadra da entidade, angariando recursos para ajudar a Apae, mas sempre ambicionou fazer mais pelo município onde nasceu.
Nesta terça-feira, 2, o jovem foi surpreendido pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, com quem teve uma reunião e foi convidado a assumir o cargo de subsecretário municipal de Saúde. Ele vai trabalhar diretamente com o secretário Elcimar de Souza Alves e tomou posse no cargo nesta quarta, 3.
Alex se disse muito satisfeito com o convite do prefeito e aceitou de imediato o desafio. Ele acredita que terá como missão cuidar, principalmente, dos programas de saúde voltados para as pessoas mais vulneráveis, como o Espaço Integrar, que cuida da atenção aos autistas, o Projeto Avivar, que cuida dos idosos e a Casa da Gestante, entre outros, além de levar a dança para as escolas municipais.
O secretário Elcimar destaca que uma das ações do novo subsecretário será implantar projetos de atividades físicas por meio da dança, com aulas de zumba e outras atividades que promovam a melhoria da condição física, como o combate à obesidade na infância e adolescência, levando a dança para as escolas municipais.
“No Brasil há três vezes mais crianças com excesso de peso do que a média global (14,2% no Brasil e 5,6% na média global). Sobre os adolescentes, a média nacional é quase o dobro da global: 31,2% contra 18,2%. Isso se deve ao consumo exagerado de alimentos ultra processados, falta de atividade física e tempo demais na frente das telas de TV e celular”, observa Elcimar.
Com foto e informações de Gazeta do Norte