22.2 C
Barra de São Francisco
90

Ação de servidores da Secretaria Municipal de Educação encerra atividades do “Outubro Rosa” em Barra de São Francisco

Date:

Compartilhe:

Uma ação representativa de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) encerrou as atividades da Campanha “Outubro Rosa”, nesta segunda-feira (30), em Barra de São Francisco.

Representando todas as servidoras e também servidores da gestão municipal, funcionários da SEMED, que são em sua maioria mulheres, realizaram a tradicional foto do “Outubro Rosa” que é realizada todos os anos pela Secretaria.

A ação visa manter a visibilidade sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, que não deve ser lembrado somente no mês de outubro, mas todos os meses do ano, já que a enfermidade não escolhe data para atacar. Porém, como cada mês do ano é dedicado a iluminar ações de prevenção e combate a uma mazela de saúde por vez, outubro foi a data escolhida para lembrar, prevenir e tratar o câncer de mama, que ataca tanto mulheres como homens.

Segundo a secretária de educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, a ação serve para apoiar os trabalhos realizado pela gestão no enfrentamento ao câncer de mama “A ação foi realizada em apoio a causa do combate ao câncer de mama lembrado no Outubro Rosa, uma vez que a categoria da educação é composta pela maioria significativa de mulheres, nós estamos apoiando a gestão com esta foto oficial relembrando o cuidado que nós devemos ter com a saúde, em apoio a gestão e ao trabalho da secretaria de saúde.”, destacou Delma.

O Município tem investido no tratamento do câncer de mama e possui uma clínica de tratamento da doença, com um aparelho de mamografia e profissionais especializados no tratamento. Criada no ano de 2022 pelo prefeito de Barra de São Francisco, a clínica de mamografia atualmente está funcionando na sede da secretaria de saúde, localizada na rua Coronel Djalma Borges, ao lado do CREAS e próximo à UBS Alvino Campos (Pavilhão) e realiza exames de mamografia desde o dia 31 de agosto deste ano.

Neste mês de outubro diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade de se preveni-lo foram realizadas pela Secretaria de Saúde e por outras secretarias em Barra de São Francisco, como palestras, caminhadas pelas avenidas do Centro da Cidade e até participação na etapa final da Copa Norte de Corrida de Rua realizada no início deste mês. A ação da SEMED fecha o mês de outubro com a intenção do Município ter realizado uma grande reflexão sobre o tema de prevenção e combate ao câncer de mama.

 

+ Sobre a mamografia

 

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X específico, chamado mamógrafo. Serve para identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações – principalmente o câncer de mama.

O exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes causadas por câncer de mama.

O laudo mamográfico segue a classificação e recomendação do BI-RADS, do Colégio Americano de Radiologia (ACR), que é mundial. Isso permite que um resultado de exame, feito em um determinado país, seja entendido em qualquer outra parte do mundo.

 

Tipos de mamografia

Existem dois tipos de aparelhos de mamografia: o convencional e o digital. Ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama. A diferença está na forma como ocorre a captação da imagem mamográfica.

Até o momento, os estudos não demonstraram diferenças significativas entre a mamografia digital e analógica, com relação à capacidade de detecção do câncer de mama para a população geral. No entanto, a mamografia digital parece ser mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas.

 

Sintomas de problemas nas mamas

Implantes mamários: a técnica utilizada nestes casos é diferente, sendo necessárias incidências mamográficas adicionais.

Alteração na pele: caso tenha presença de verrugas, cicatrizes cirúrgicas, queimaduras, alergias ou já fez uma biópsia de mama (ter este conhecimento poderá ajudar o médico no diagnóstico correto das alterações).

Preocupação com uma área específica da sua mama: mostre ao técnico para que esta área possa ser analisada com mais atenção.

Limitação de movimento: rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços e outros problemas que poderão dificultar o posicionamento correto da mama.

Sensibilidade da pele: partes sensíveis ou alteração em alguma área da pele.

Gravidez ou suspeita de gravidez: importante saber a data da última menstruação, pois a radiação pode afetar a formação do bebê (caso haja indicação clínica para realização do exame, este deverá ser feito utilizando um protetor abdominal).

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Ocupação do MST em São Mateus: Jornada pela Reforma Agrária em Destaque

Ocupação do MST em São Mateus: Jornada pela Reforma Agrária em Destaque Na madrugada da última quarta-feira (17), mais de 200 famílias vinculadas ao...

Buscas Intensas em Pinheiros Continuam sem Resultados

Buscas Intensas em Pinheiros Continuam sem Resultados O desaparecimento da jovem Samanta Teixeira de Oliveira Teodoro, de apenas 14 anos, tem mobilizado equipes de...

Correios divulga cargos para novo concurso público; veja o cronograma

Os Correios divulgaram nesta terça-feira (16) novos detalhes do concurso público da estatal. Em setembro, a empresa irá publicar um edital de nível médio,...

Suspeito Preso por Participação na Morte de Jovem em Marilândia: Detalhes do Caso

Suspeito Preso por Participação na Morte de Jovem em Marilândia: Detalhes do Caso Introdução: A investigação sobre o desaparecimento e morte da jovem Thamyris...

Justiça determina prisão de pai e filho suspeitos de homicídio em Montanha: Entenda o caso

Justiça determina prisão de pai e filho suspeitos de homicídio em Montanha: Entenda o caso Introdução: A Justiça expediu mandado de prisão para Itamar...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação