Weverson Meireles, do PDT, foi eleito prefeito da Serra, na Grande Vitória, nesse domingo (27), no segundo turno das Eleições 2024, e vai governar a cidade mais populosa do Espírito Santo, a partir de 1° de janeiro de 2025.
Com 100% das urnas apuradas às 17h54, o candidato Weverson Meireles ficou com 60,48% dos votos válidos (138.071 votos). Pablo Muribeca, do Republicanos, ficou com 39,52% dos votos (90.227 votos).
A apuração também mostrou que houve 33,17% de abstenções, ou seja, 120.257 eleitores que não compareceram às urnas. Já os votos brancos somaram 2,7% (6.535 votos) e nulos chegaram a 3,07% (7.434 votos).
Weverson acompanhou a apuração do resultado das urnas ao lado de familiares, na Serra. O prefeito eleito vai comandar a cidade ao lado da Delegada Gracimeri, do MDB. Os dois votaram juntos, na manhã deste domingo.
A Serra é a única cidade do Espírito Santo que teve a eleição definida em segundo turno.
Biografia
Weverson Meireles nasceu no dia 18 de março de 1991, tem 33 anos e é natural de Vitória. Não é casado e não tem filhos. Se formou em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Weverson foi secretário de estado de Turismo até o início de 2023 e integrou o Ministério do Trabalho.
O candidato também atuou como secretário de governo da prefeitura da Serra e presidiu o diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Nas eleições, Weverson teve apoio do atual prefeito da cidade, Sérgio Vidigal (PDT).
Weverson Meireles terminou o primeiro turno na primeira colocação, entre os sete candidatos na disputa e obteve 97.087 votos, 39,66% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o candidato declarou um patrimônio, em 2024, de R$ 676 mil.
Propostas para a cidade
Entre as propostas do candidato para o próximo mandato está a promessa de pagamento de benefício para filhos de vítimas de violência e nova ligação entre Serra e Vitória.
Em relação à Educação, Weverson Meireles pretende expandir o projeto de educação financeira e empreendedorismo nas escolas e que a partir da primeira semana da gestão, o foco será a ampliação de oferta de profissionais na área.
Já na área da Saúde, Weverson prometeu inaugurar centros de especialidades, sendo um voltado para a saúde da mulher e outro para crianças neurotípicas.
Por Ana Elisa Bassi, g1 ES