A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Semus), inicia nesta segunda-feira (17), das 07 horas as 17h e das 13h às 16h, a campanha de vacinação antirrábica. A meta é vacinar aproximadamente 10 mil animais entre cães e gatos.
A vacinação acontece na sede da Vigilância Ambiental, na Rua Gumercino Farias (rua da antiga Telest), nº168, Centro. A Vigilância orienta que os animais aptos a serem vacinados precisam ter a cima de três meses para serem vacinados.
A Campanha também terá início, a partir da quarta-feira (19), no Córrego do Miracema, às 08 horas.
Sobre a Raiva
A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, destaca que a vacinação protege tanto o animal quanto o ser humano, e que toda suspeita de contaminação deve ser notificada ao município de residência.
“É de importante que os animais sejam vacinados, sendo fundamental para inibir a circulação do vírus e proteger todos que estão ao redor do pet. Além disso, ressalto que caso seja identificado uma possível contaminação da raiva, o setor de vigilância de zoonoses ou epidemiológico deve ser notificado o mais rápido possível. Dessa forma, será possível observar o animal para que o caso seja conduzido da melhor maneira possível, beneficiando toda a população humana e animal”, disse.
Para ser vacinado, o animal deve ter no mínimo 90 dias de vida e apresentar boas condições de saúde.
Sintomas da raiva
A raiva tem duas formas de manifestação, dependendo a variante do vírus que acomete o animal: furiosa e paralitica. Após o início dos sintomas, a doença pode durar uma média de dois a cinco dias com resultado de óbito em 100% dos casos. (Secom/ES)
Os principais sintomas são:
– Excitação
– Agressividade
– Medo
– Dificuldade de engolir
– Salivação
– Falta de coordenação dos membros
– Paralisia
– Convulsão