A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Semus), anunciou nesta quarta-feira, 28, a criação de uma Sala de Situação das Arboviroses, como medida para estabelecer estratégias para o enfrentamento de doenças como a dengue, zika e chikungunya, entre outras. A medida foi formalizada, por meio da portaria nº 139/2024, assinada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.
O surto de dengue em Barra de São Francisco está tomando proporções de epidemia neste início de ano, seguindo a tendência de todo o Espírito Santo e país. De acordo com o último boletim da Sesa, o município tinha, em meados deste mês, 1.185 casos notificados da doença este ano. Mas, a Vigilância Epidemiológica em Saúde, afirma que o número é ainda maior. São 1.252 casos notificados, com 760 confirmados, 270 em investigação e 35 pessoas em estado grave, ou seja, aqueles em que a doença pode matar, causando hemorragias internas e outros problemas.
+ Sobre a Sala de Situação
A Sala de Situação tem a finalidade de garantir o trabalho das equipes envolvidas no combate ao Aedes aegypti, coordenar as medidas de prevenção com capacidade de resposta adequada aos níveis de transmissão neste período crítico e assegurar o cumprimento dos protocolos de atendimento aos casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre nas unidades de saúde.
Para a organização dos trabalhos, os membros e representantes de departamentos e divisões de pastas municipais e órgãos do Governo do Estado, farão reuniões semanais para articular ações a fim de eliminar criadouros do mosquito, bem como intervir, se necessário, para garantir oferta adequada dos serviços de vigilância e assistência em saúde.
Visando atender as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a Sala também irá contribuir com a elaboração e implantação do Plano de Contingência de Arboviroses. Estas doenças virais que são transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos, sendo o principal vetor mais conhecido o Aedes.
Dentre as enfermidades mais comuns, estão a dengue, zika e chikungunya, que provocam uma variedade de sintomas, desde febre alta até complicações mais sérias.
Ao picar uma pessoa infectada, o mosquito se transforma em portador do vírus e o transmite a outras pessoas. O controle das arboviroses requer medidas de prevenção, como a eliminação dos criadouros dos mosquitos, uso de repelentes eficazes e implantação de estratégias de controle vetorial por parte do Poder Público.
A colaboração da população é essencial para o enfrentamento destas doenças, com garantia de um ambiente seguro e saudável a todos.
Composição
A Sala de Situação das Arboviroses será composta pelos representantes das seguintes secretarias e órgãos: Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Limpeza Pública; Secretaria Municipal de Transportes e Estradas; Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil; Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica; Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho; Corpo de Bombeiros Militar de Barra de São Francisco.
Fonte: Secom/PMBSF