23.4 C
Barra de São Francisco
90

Jovem que morreu durante TAF da PMDF iria se casar em setembro

Date:

Compartilhe:

A jovem Gabriela Rosa dos Santos, de 27 anos, que morreu após passar pelo Teste de Aptidão Física (TAF) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), pretendia se casar este ano, segundo sua família. Gabriela Rosa dos Santos Gontijo faleceu nesta segunda-feira (29/1), depois de ficar internada em uma Unidade Terapia Intensiva (UTI).

Ao Correio, Hélio Gontijo, pai de Gabriela, contou que ela era servidora pública na cidade Nerópolis (GO) e que queria passar no concurso da PMDF para ficar próxima do noivo, que mora em Brasília. “O casamento estava com a data marcada para setembro. Ela estava fazendo o TAF para ficar perto do companheiro, que também é militar”, contou o pai, que a descreveu como uma jovem alegre e muito estudiosa, dedicada e cheia de planos.

Investigação

Gabriela Rosa, segundo uma testemunha, teria se sentido mal durante a corrida prevista no teste de aptidão realizada no domingo (28). Ela chegou a ser levada a um hospital, onde ficou internada e faleceu no dia seguinte. O TAF é uma das etapas de avaliação exigidas, após a aprovação no concurso da PMDF e serve para definir quem poderá participar do curso de formação de policiais.

O delegado-chefe da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), Wisllei Salomão, afirmou que as circunstâncias e causa da morte estão sendo apuradas, e que no momento, aguardam pelo laudo do Instituto de Medicina Legal (IML). “Vamos apurar o histórico médico dela”, acrescentou.

Colegas de Gabriela aprovados na seleção da polícia militar manifestaram, pelas redes sociais, apreço pela jovem e condolências à família dela. Já a PMDF, além de se solidarizar com os parentes e lamentar o ocorrido, explicou que a condução das provas físicas fica a cargo de uma banca examinadora sem a participação direta da corporação.

O que exigiu o TAF?

O TAF é uma fase comum em concursos para a área de Segurança Pública, como polícias Militar, Civil, Legislativa Rodoviária Federal e Federal, Bombeiros, agentes penitenciários, Forças Armadas e, também, para cargos cuja habilidade física é essencial para atender às atribuições de trabalho.

De acordo com o edital do concurso da Polícia Militar, para poder participar do teste de aptidão física, o candidato precisava obter, no mínimo, 60% da pontuação máxima da prova objetiva. Além disso, não poderia zerar a pontuação nas áreas de conhecimento de língua portuguesa ou de Legislação Específica Aplicada à PMDF e obter 10 pontos ou mais na redação.

Tal etapa do TAF exigiu dos candidatos teste de barra, flexão abdominal, corrida e natação.

Veja os parâmetros para aprovação:

Teste dinâmico em barra fixa (masculino)

  • Mínimo de 6 repetições.

Teste dinâmico em barra fixa (feminino)

  • Mínimo de 15 segundos de suspensão.

Teste de flexão abdominal – Tipo Remador (ambos os sexos)

  • Mínimo de 35 repetições para homens;
  • Mínimo de 28 repetições para mulheres.

Teste de corrida de 12 minutos (ambos os sexos)

  • Mínimo de 2.400 metros percorridos em 12 minutos para homens;
  • Mínimo de 2.200 m percorridos em 12 minutos para mulheres.

Teste de natação (ambos os sexos)

  • Mínimo de 50 metros percorridos em até 1 minuto, para homens;
  • Mínimo de 50 metros percorridos em até 1 minuto e 10 segundos, para mulheres.

Conforme consta no edital do concurso PMDF, não há segunda chamada para a realização do TAF e, por isso, o candidato que não compareceu ao local e no horário indicado, foi eliminado do certame. Quem não conseguiu completar os exercícios no tempo estipulado também perdeu a chance de conquistar uma vaga na corporação.

O concurso da PMDF, porém, prevê a possibilidade de reaplicação do TAF para candidatas gestantes. Para isso, é necessário apresentar no local o atestado que comprove a gravidez ou o estado de puerpério.

Nesse caso, o TAF da candidata será suspenso e ela continuará participando das demais fases do certame. O teste da candidata será realizado após o período que varia entre 120 e 180 dias, a contar da data do parto ou fim do período gestacional.

 

Com informações da Gazeta Brazilense e Metrópole

-publicidade-spot_img

━ MAIS LINKS

Força Tática e K9 realizam apreensões de drogas e munições em Barra de São Francisco

Na tarde dessa quarta-feira (16), duas operações distintas em Barra de São Francisco, conduzidas pela Força Tática, Patrulha K9 e equipes de apoio, resultaram...

Prefeitura de Barra de São Francisco constrói bueiros nos Córregos Miracema e Itá e registra a marca de 236 construções

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (Semte), construiu mais dois bueiros no município. O...

Prefeitura de Barra de São Francisco promove Palestra sobre o Outubro Rosa para mulheres do bairro Vila Landinha

A Prefeitura de Barra de São Francisco promoveu, por meio da Secretaria de Saúde e sob a coordenação da Unidade de Saúde Elita Coimbra,...

Polícia Federal deflagra operação em Ecoporanga

Na manhã desta quarta-feira (16), em ação conjunta entre a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal no Espírito Santo, foi...

Volta do horário de verão em 2024 é descartada pelo governo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, nesta quarta-feira (16), que o governo federal não irá retomar o horário de verão em...

Deixe um Comentário

Por favor, insira seu comentário!
Seu comentário está aguardando moderação