O pagamento de multas de trânsito, licenciamento de veículos e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Espírito Santo poderá ser feito via Pix a partir desta quarta-feira (17). A mudança na quitação dos débitos foi anunciada nesta terça-feira (16) pelo governador Renato Casagrande. ( Veja o pronunciamento completo no final da matéria.)
A medida implantada pelo DepartamentoEstadual de Trânsito do Espírito Santo(Detran|ES) tem o objetivo de oferecer mais facilidade para o cidadão, ampliando as opções de pagamento desses débitos e agilizando a compensação, o que beneficia o andamento dos processos de veículos e a emissão do documento do Licenciamento.
Medida vai possibilitar que Licenciamento esteja disponível em até 5 minutos para emissão no site do Detran.
Com o pagamento pelo Pix, que poderá ser feito 24 horas por dia em qualquer instituição bancária, a quitação do débito no sistema se dará em segundos. A novidade vai possibilitar que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) esteja disponível em até cinco minutos para a emissão no site do Detran e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), se não houver qualquer impedimento.
O objetivo é evitar a apreensão de veículos quando o motorista é parado em abordagem de trânsito e está com débito de algumas das taxas em aberto. Para fazer o pagamento, o cidadão vai poder entrar no site do Detran, seguir os passos com as informações do veículo e o DUA gerado terá um QR Code para pagar via Pix.
Prefeito Enivaldo dos Anjos se manifesta
O ex-deputado estadual e agora prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, que desde a época de parlamentar denunciava a chamada “Máfia dos Guincho”, compartilhou o vídeo divulgado pelo Governo do Estado e desabafou: ” Tivemos uma luta gigante na Assembleia Legislativa para acabar com a terceirização e exploração do cidadão capixaba , por empresas que agem explorando o cidadão apreendendo seu veículo e acrescentando cobrança de guincho e diária , na apreensão do seu veículo . Esta luta foi grande , mas agora o governo do Estado reconheceu que não pode apreender veículo para receber impostos , tese que sempre defendi . Vitoria da população.” encerrou ele.
Assista ao anúncio do Governo do Estado:
Ver essa foto no Instagram