Em 1 ano, prefeitura aumenta em 56% a compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar

O prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, e o Secretário Municipal de Agricultura, Samuel Vieira Teixeira, participaram na manhã desta sexta-feira, 3 de agosto de 2018, no auditório da Semec, de uma reunião promovida por produtores da Agricultura Familiar do município.

O Sr. Agnaldo Albert, presidente da Associação dos Produtores Rurais, iniciou a reunião falando da trajetória, desafios e avanços da agricultura familiar de Barra de São francisco para fornecimento na alimentação  escolar.

 

Participaram também da reunião a Coordenadora da Merenda Escolar, Simone Pereira, o técnico agrícola e parceiro da Secretaria de Agricultura, Douglas Vargas, que vem desempenhando um trabalho importante junto aos agricultores do município, o vereador José Valdecir e a nutricionista Joyce Rodrigues, responsável por apresentar toda a evolução dos investimentos na compra de produtos da agricultura familiar.

 Segundo os dados apresentados por Joyce, em 2011, 30 agricultores forneceram uma variedade de 16 produtos, através de chamada pública no valor de R$109.015,00 ( cento e nove mil e quinze). Agora em 2018, 41 produtores fornecem uma variedade de 32 produtos, com uma valor de chamada pública de R $ 272.098,00 ( Duzentos e setenta e dois mil e nove e oito reais). Ainda assim, fazendo uma comparação em um prazo mais curto, em 2017 eram adquiridos em produtos da agricultura familiar cerca de 32%  do valor repassado do FNDE para o PNAE. Em 2018 essa porcentagem vai atingira a marca de 50%.

Toda evolução apresentada durante a reunião foi comemorada pelo prefeito Alencar Marim que aproveitou para agradecer pelo empenho dos agricultores que somado a assessoria prestada pela Secretaria de Agricultura e trabalho da equipe da merenda escolar, tem garantido sempre produtos de qualidade.