Já choveu 70% acima do esperado para todo o mês em Nova Venécia

Muita chuva tem caído, ininterruptamente, numa grande parte do Espírito Santo nos últimos dias. Entre os municípios, está Nova Venécia.

De acordo com a Defesa Civil, já choveu cerca de 70% a mais do que o previsto pelo Incaper no município. O estimado pelo Instituto era que chovesse 200mm durante todo o mês de dezembro, mas até a tarde de ontem, dia 14, os pluviômetros distribuídos pela cidade registraram 339mm – 139mm a mais.

Com a grande quantidade de chuva, o nível do Rio Cricaré também subiu, atingindo 1,39m – 75cm acima do normal –, de acordo com a régua da Cemaden e com a régua manual, ambas, monitoradas em loco pela Defesa Civil e localizadas na ponte Cristiano Dias Lopes, no centro da cidade.

Apesar do alto volume de chuvas e do elevado nível do rio, a Defesa Civil alertou que não há risco de enchentes em Nova Venécia e que a situação se encontra estável.

Para monitorar o volume de chuvas, a Defesa Civil conta com cinco pluviômetros automáticos distribuídos pela cidade, sendo dois no Centro, um da Rodovia XV de Novembro, um no Ifes e outro no Patrimônio do Bis.

Fonte: Rede de Noticia ES