Equipe “Superando Limites” promoveu 1ª Corrida do Contestado; confira as fotos

Aconteceu na manhã deste domingo (16), a 1ª Corrida do Contestado, que marca os 55 anos do acordo de paz firmado entre Minas Gerais e Espírito Santo, na divisa das cidades de Barra de São Francisco, localizada no Noroeste do ES, e Mantena, situada no Leste de MG. Pelo menos 190 inscritos participaram da corrida de 7Km, com chegada na Praça Senador Atílio Vivacqua – a praça central da cidade capixaba.

De acordo com à frente do grupo de corrida e caminhada ‘Superando Limites’, responsável pela organização do evento, em parceria com empresas privadas e com o apoio das prefeituras das cidades envolvidas historicamente, a largada aconteceu às 8h:00 e contou com transporte coletivo saindo da área urbana de Barra de São Francisco até a localidade. Ao longo do percurso, que se deu na Avenida Levi Teixeira Lima, os corredores contaram com três pontos de hidratação.

Todos os participantes devidamente inscritos dentro do prazo foram contemplados com medalha, camisa e bolsa. A premiação dos vencedores foi por meio de quantia em dinheiro e troféu. As listagens com a classificação por categoria você confere no portal oficial da Prefeitura de Barra de São Francisco: www.pmbsf.es.gov.br

O CONTESTADO

O contestado foi um conflito que se arrastou por décadas entre os dois estados, tendo como motivo, a divergência na limitação de terra entre os dois municípios: Barra de São Francisco e Mantena.

A paz entre os dois estados só foi possível graças à intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF). E em 15 de Setembro de 1963, os governadores da época, Francisco Lacerda de Aguiar – do (ES), e José Magalhães Pinto – de (MG), assinaram o tratado de paz.

GRUPO DE CORRIDA E CAMINHADA SUPERANDO LIMITES

O ‘Superando Limites’, formado por pessoas que praticam caminhada e corrida, nasceu em 2017 por meio de um grupo de amigos, e, desde então, não parou mais de crescer. Hoje, já são mais de 50 atletas envolvidos.
Os participantes se comunicam efetivamente através de grupos criados no aplicativo WhatsApp, e a finalidade é fomentar a prática da caminhada e do esporte de corrida de rua.

Texto: Yuri Marcones Garcia

Foto: Tiago Quirino