Materiais odontológicos vencidos são apreendidos em posto de saúde de São Gabriel da Palha

Materiais odontológicos vencidos são apreendidos em São Gabriel da Palha (Foto: Polícia Civil)

Materiais odontológicos vencidos foram apreendidos num posto de saúde, no interior de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo.

No consultório odontológico, foram encontrados materiais, como anestésico, resina e adesivos dentais, com a data de validade vencida desde agosto de 2016.

Funcionários do local tiveram que prestar esclarecimentos na delegacia. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a responsabilidade e saber se outras unidades de saúde do município também estão usando materiais vencidos.

De acordo com o delegado do município, Rafael Pereira Caliman, a polícia foi até o posto de saúde, no Patrimônio São José, depois de uma denúncia.

O dentista que trabalha no local confirmou que os equipamentos estavam sendo usados nos pacientes, mas disse que não sabia que estavam vencidos.

O secretário de Saúde de São Gabriel da Palha, Roberto Morandi, informou que os produtos foram comprados em 2015 e 2016, mas destacou que não sabia do caso e que o controle dos materiais deve ser feito pela própria unidade de saúde.

Além disso, o secretário disse que vai notificar a Vigilância Sanitária para vistoriar todas as unidades do município. Se tiver produtos vencidos, eles serão recolhidos.

Fonte: G1 ES