O que o mundo acha de Neymar no PSG?

Neymar, Neymar, Neymar… É só o que se fala nos últimos dias. Nosso craque ganhou o mundo ao ser comprado pelo Paris Saint-Germain na transferência mais cara de todos os tempos. Mas esse mundo mostrou ter opiniões bastante distintas sobre o assunto. Há aqueles que apoiam o brasileiro a qualquer custo e acreditam que ele agiu certo saindo do Barcelona, e há outros que dirigem um olhar torto. Tem os que se mostram incrédulos com os tais €222 milhões e também os que desejam nada além de sorte para o jogador de 25 anos.

Entre treinadores, ex-jogadores e comentaristas, declarações sobre o assunto. Confira:

JOSÉ MOURINHO, técnico do Manchester United

“Quando contratamos Paul Pogba, eu disse que não era caro. Caro é quando alguns chegam a esse determinado nível sem qualidade. Não acredito que 222 milhões de euros por Neymar seja caro. O Neymar é um dos melhores jogadores do mundo, por isso é tão sólido comercialmente. O problema não é o Neymar, o problema são as consequências.”

ZICO

“Não muda nada, ele vai ser o mesmo Neymar de lá, talvez mais protagonista do que no Barcelona. A transferência faz bem, ele já fez tudo no Barcelona, conseguiu tudo, todos os títulos possíveis, campeão do país, da Champions, do mundo. Agora terá novos ares, acho que ele agora vai para novo desafio, vai se manter motivado para outras conquistas. Tomara que isso aconteça porque é um ótimo garoto, ele merece, talento extraordinário, que eu sou fã.”

RAÍ, ídolo do PSG

“Fico muito feliz com a chegada do Neymar ao Paris Saint-Germain. Já se trata de um dos maiores craques de todos os tempos, que tem todas as condições de colocar o clube de Paris em um outro patamar. Com certeza a contratação mais badalada de todos os tempos, na França, chegará como um rei. Bastará a ele seguir focado e desfilar todo seu talento com as cores de Paris.”

JÜRGEN KLOPP, técnico do Liverpool

“Existem apenas dois clubes que podem pagar taxas de transferência como essa, o Manchester City e o PSG. Eu pensei que o Fair Play Financeiro existia para que situações como esse não acontecessem. Talvez seja mais uma sugestão do que uma regra. Eu só espero que esse não seja o próximo passo para o futebol, eu espero que seja a exceção.”

NENÊ, ex-jogador do PSG

“Tive muito orgulho que vestir a camisa 10 do PSG. E como último brasileiro que teve esse privilégio, é uma grande emoção ver um amigo como o Neymar sendo apresentado com esse mesmo número. Por sua qualidade técnica extraordinária e personalidade, o Neymar tem tudo para ser o melhor jogador da história do PSG. E também pode chegar a ser o número 1 do mundo.”

GARY LINEKER, comentarista e ex-jogador inglês

“Oh Neymar, existe apenas uma direção para ser tomada a partir do Barcelona e é para trás.”

ARSÈNE WENGER, técnico do Arsenal

“Para mim, isso é a consequência da compra dos clubes, que mudaram completamente toda a paisagem do futebol nos últimos 15 anos. Uma vez que um país é dono de um clube, tudo é possível. Se torna difícil respeitar o fair play financeiro porque você pode ter diferentes maneiras e diferentes interesses do país em ter um jogador tão grande para representar o país. Isso não pode justificar os investimentos e parece incomum para o jogo. Está além do cálculo e da racionalidade.”

TITE, técnico da seleção brasileira

“Temos que ter o limite das nossas ações. Fico na torcida. Tenho certeza que ele vai atender algumas situações que são interessantes para ele especificamente, e consequentemente para o clube onde ele vai estar. Que é estar em alto nível, jogar com uma comissão técnica de alto nível e feliz. Quando conseguimos de alguma forma relacionar esse lado pessoal com a qualidade de trabalho, torna-se próximo de estarmos na nossa excelência. Qualquer que seja a decisão tenho certeza que será bem encaminhada nesse aspecto.”

ANTONIO CONTE, técnico do Chelsea

“É um assunto complicado. Eu acho que o Neymar é um dos melhores jogadores do mundo, e normalmente esse tipo de jogador encerra sua carreira num mesmo clube. Caso contrário, se eles decidem mudar, temos que estar prontos para aceitar esse tipo de quantia. Por um jogador normal agora, você precisa gastar £40-50 milhões (R$ 160-200 milhões). Se você quer comprar um jogador de ponta, precisa estar disposto a investir essa quantia. Se o PSG é capaz disso, por que não?”

ERNESTO VALVERDE, técnico do Barcelona

“Cada pessoa é livre para eleger seu destino, e ele elegeu o seu. Desejamos sorte, mas gostaríamos que ele continuasse aqui.”

Fonte: GloboEsporte.